Home office – Informações e segurança
|Executar as atividades trabalhistas por meio do Home Office passou a ser a nova realidade de uma grande parte de pessoas nos últimos anos, o que se intensificou também com a situação ocasionada pela pandemia no Brasil e no mundo inteiro.
Com as facilidades que a internet proporciona a todos hoje em dia, ficou plenamente possível desenvolver diversos ofícios sem sair do próprio conforto de seu lar, porém é necessário estar sempre atento em relação à garantia da segurança de informações no momento em que está desempenhando suas funções.
E o que podemos executar trabalhando em nosso home? São vastas as opções:
Primeiro é possível cuidar das atividades pessoas colocando nichos na parede e trazer tudo bem organizado como contas a paga ou pagas e ainda ter as pastas com documentação pessoal, financeira, saúde e tudo mais
Segundo é trabalhar para alguma Empresa a partir de casa, executando trabalhos por tarefa ou conforme combinado
Terceiro, pode montar seu próprio negócio, seja trabalhar com blog ou Marketing Digital que cada vez está ganhando mais espaço para isso, é não só uma opção extra mas uma forma de ter seu próprio negócio e uma vida mais tranquila confira como o fórmula de negócios online << confira
Você pode até fazer curso grátis online em Vídeos que te ensinam com trabalhar com Marketing Digital e ser um afiliado de sucesso, aproveitando assim o espaço que você criou para trabalhar em casa no maior conforto tem os cursos online que você aprende muito
Veja alguns depoimentos de quem trabalha em home office e tem sucesso garantido Clique AQUI e confira
O AMBIENTE PROTEGIDO TAMBÉM COMEÇA DENTRO DE CASA
Antes de qualquer coisa, escolha um local específico para trabalhar, que seja confortável e ao mesmo tempo isolado para evitar o acesso dos demais moradores, a família precisa compreender que você está em horário de serviço e não devem interromper de forma desnecessária.
Estabeleça seus horários e pausas como se estivesse realmente na empresa, afinal está tentando seguir normalmente com a rotina e após o fim do expediente é bom fechar devidamente o cômodo ou guardar o notebook preferencialmente em um lugar alto onde só você possa alcançar, ou seja, longe das crianças.
FORTALEÇA TODAS AS SUAS SENHAS
Esteja ciente de que a rede doméstica consumida para o Home Office é comum ser menos segura do que a rede corporativa das empresas em geral, por essa razão se recomenda a criação de senhas maiores e mais fortes, assim diminuíra significativamente o risco de eventuais invasores.
Prefira uma sequência de no mínimo 12 (doze) dígitos, misturando caracteres como, por exemplo, letras, números e outros símbolos e lembre-se de nunca deixar anotado em um papel ou bloco de notas que habitualmente fica em cima da mesa, pois já existem extensões de navegador que dispõe de cofres digitais destinados especificamente a armazenar esse tipo de dados sigilosos.
Outra dica para ter um bônus extra de proteção máxima é a ativação da verificação em duas etapas para todos os conteúdos digitais, também chamada de autenticação de dois fatores, essa alternativa vai solicitar um código, que poderá ser encaminhado por mensagem no celular ou no e-mail.
TENHA ATENÇÃO COM AS ATUALIZAÇÕES NO HOME OFFICE
Todos os sistemas e programas devem ser atualizados de tempos em tempos, geralmente aparecem avisos na tela do próprio aplicativo ou da máquina, se acaso surgir alguma notificação vinda de uma página na internet, desconfie antes de clicar porque pode ser um vírus disfarçado.
É extremamente importante manter as versões atuais em dia a fim de assegurar o uso de serviços mais recentes e eficazes, melhorando o exercício das suas tarefas diárias e prezando pelo arquivamento correto dos seus dados.
PREVENÇÃO É A PRINCIPAL MEDIDA
Ás vezes nós pensamos que nada de ruim vai acontecer e acabamos relaxando com cuidados que deveriam ser básicos, é justamente nessas ocasiões que abrimos brechas para que hackers e dispositivos mal intencionados ataquem o computador que está vulnerável e desprotegido.
Portanto, é de extrema relevância instalar um antivírus de qualidade, que pode ser tanto pago como também gratuito, ambos funcionam como uma defesa essencial das suas informações pessoais e sensíveis do trabalho, fazendo varreduras e limpezas para prevenir a atuação de agentes maliciosos.
SEMPRE REALIZE UM BACKUP
Mesmo tomando todas as devidas cautelas e obedecendo as orientações, pode haver a possibilidade de ocorrer imprevistos que fogem do nosso controle, afinal de contas assim como os seres humanos as máquinas também estão sujeitas a apresentar falhas e erros que não estavam planejados.
Para não correr o perigo de perder os arquivos que você utiliza remotamente no Home Office e acabar se prejudicando gravemente, tenha em mente o costume de fazer backups em vários lugares com uma frequência semanal, ao invés de conservar tudo em uma única pasta.
Outra ferramenta muito indicada pelos profissionais que já lidam com o trabalho remoto de longa data é salvar constantemente no sistema conhecido como nuvem, pois desse modo os documentos ficarão armazenados na internet através de um servidor que você poderá consultar a qualquer hora e de qualquer local.
ATIVANDO A CRIPTOGRAFIA
Ainda, se você é responsável por laborar com documentações altamente confidenciais e procura uma maneira mais avançada de protegê-las, vale a pena ativar a criptografia do computador, garantindo que seus conteúdos não sejam acessados até mesmo em casos de perda do equipamento ou roubo.
Habilitando esse mecanismo nas configurações é mais um avanço tecnológico disponível para bloquear pessoas não autorizadas de mexerem e encontrarem seus dados privados e particulares relacionados à profissão que você exerce.
O BENEFÍCIO DA VPN ALIADA AO TRABALHO À DISTÂNCIA
Para aqueles que desejam uma segurança cibernética mais completa enquanto estão trabalhando em casa o ideal é investir no uso da VPN, que serve para conectar o seu notebook ao servidor do estabelecimento empresarial, através de um túnel virtual.
Se puder é melhor optar por uma VPN paga, pois tais pacotes oferecem uma maior privacidade aos usuários que compram, mantendo preservadas as informações trabalhistas que você considera de suma importância.
Modelos e organização
Os modelos devem criados de acordo com o espaço disponível , vamos postar alguma s fotos que podem servir de inspiração
Quanto a organização é super importante ter as divisões necessárias para colocar seu material de trabalho, seja cadernos de anotações e livros relacionados ao o que você irá fazer
Importância dos cursos técnicos